segunda-feira, 2 de março de 2009

Tarefa “Quando a gente gosta, é claro que a gente cuida"


A Gincana do Seminário Evolução III envolve a reflexão sobre papéis, empatia, responsabilidade, dedicação, afeto e respeito. Saber cuidar dos amigos, da torcida, do material para cumprimento de tarefas. Neste Novo Milênio, escolas e empresas vão exigir, cada vez mais, além de talento, muita perseverança e disposição. Ter um extremo cuidado com todo o ambiente (escola, sala de
aula, mesa de trabalho, laboratórios), saber preservar espaços, valorizar o patrimônio, dedicar-se diariamente aos detalhes que compõem a vida das organizações, para fazer a diferença. Tomar decisões em momentos de extrema tensão. Saber fazer escolhas certas, dosando oportunidades e riscos – eis o desafio cada vez maior de nossos jovens que nós, como educadores, estamos tendo a missão de compartilhar, cotidianamente. É claro que dá pra aprender tudo isso, brincando!!! Esta é uma tarefa que, com uma ou outra variação, pode ser feita em sua escola, inclusive com um tempo maior para o desafio, gerando momentos inesquecíveis e muitas brincadeiras e reflexões sadias sobre o CUIDADO!


Você foi o(a) felizardo(a) escolhido(a) pelo destino! Através de você, sua equipe está recebendo um pequeno objeto, que deverá ser cuidado como uma verdadeira “mascote”. Cumpre a vocês, gincaneiros educadores, competentes e solidários, responsáveis e dedicados, manter a mascote protegida e intacta até o final do dia de amanhã. Durante todo o dia de gincana, o coordenador pedirá, a qualquer momento, sem nenhum aviso prévio, que as equipes apresentem a mascote e três anjinhos protetores - acompanhantes (do sexo masculino ou feminino, líderes credenciados ou não) que apresentarão o bebê.


Atenção: Quando for solicitado pelo coordenador, a mascote deverá ser mostrada na palma da mão de um dos “anjinhos” educadores, sem nenhum acondicionamento especial – não poderá estar embrulhado ou acomodado dentro de nada.

O coordenador poderá solicitar que TODAS as equipes apresentem as suas mascotes, até mesmo no momento de cumprimento de outras tarefas OU poderá sortear, a qualquer momento, apenas UMA equipe para apresentar a sua mascote com os seus respectivos educadores anjinhos protetores educadores. Os anjinhos podem variar ao longo do dia... (Que tal exercitar o compartilhar de responsabilidades?).

No final do dia, o coordenador fará a chamada final para o posicionamento, quando, então, será verificado se a equipe cuidou bem da mascote, com responsabilidade e competência, ou seja, o objeto recebido deverá estar inteiro, sem nenhuma rachadura ou quebra, e sem alterações na pintura original.
Valor da tarefa: 300 pontos.

Atenção: Caso a equipe não apresente a mascote, acompanhado de três educadores, em qualquer um dos momentos solicitados, perderá 95 pontos relativos à pontuação total dessa tarefa. Ou seja, para cada ausência, a equipe perderá 95 pontos, até, se for o caso, “zerar” a tarefa. A mesma regra de perda de pontos vale também para a ausência de um ou mais “anjinhos” no momento de posicionamento em que elas forem solicitadas.

Nenhum comentário: