segunda-feira, 2 de março de 2009

Tarefa-show

Tarefa-show À melhor equipe do mundo, aquele abraço!


Observem a equipe cuja cor está escrita na folha anexa. Notaram que, como vocês, eles têm um “jeito”, uma “marca”, um slogan. É assim, também, no ambiente educativo: muitas faces, “times”, tribos, grupos. Incentivar a tolerância é um desafio permanente, um ensaio construtivo para que o jovem enfrente um mundo tão cheio de intolerância, preconceito e rivalidades. Em atividades competitivas, é sempre bom que você, educador, tente criar momentos assim: de acolhimento entre adversários. No dia-a-dia escolar, misturar grupos, promover conhecimento mútuo, através de atividades simples, também pode fazer toda a diferença, até mesmo em termos da condução dos trabalhos e da disciplina do ambiente.


Vamos encerrar esta minigincana com uma tarefa diferente. Prepare uma homenagem para a equipe citada acima. A homenagem será apresentada no Auditório, no final da tarde, no encerramento das nossas atividades. Poderão ser utilizados recursos visuais e auditivos e, claro, abusem dos materiais disponíveis para vocês, no Point Central. A homenagem poderá ser uma pequena dublagem, uma paródia, um coral, um esquete teatral, uma pequena apresentação musical. Caprichem no visual, na produção. Deixem a imaginação lhes levar. E tentem envolver muitas pessoas de sua equipe nesta boa armação.


Deverá também ser apresentado um produto final concreto, um presente para a equipe, que retrate essa homenagem, que seja duradouro, que possa servir como lembrança desse evento (Ex.: uma bandeira; um objeto construído com materiais recicláveis disponíveis do Point Central ou mesmo que tenham sido gerados durante a Gincana, um livro, um cartão gigante etc.).


Essa homenagem deve possibilitar:
1. Que os componentes da equipe sintam-se homenageados;
2. Que a equipe sinta-se valorizada nos seus aspectos mais positivos;
3. Que a equipe homenageada perceba a importância dos seus
componentes para a educação de Campos;
4. Que a sua equipe possa expressar, para a equipe homenageada, um
anseio ou desejo, uma visão de futuro para a equipe.
VALOR DA TAREFA: 300 PONTOS.
Observação: Como em toda esta Gincana, um de nossos maiores desafios é a administração do tempo. Para a apresentação, vamos fazer algo com a “cara” de nossos jovens: ágil, dinâmica, passando o recado na maior rapidez. Cada homenagem poderá durar, NO MÁXIMO, 03 minutos! O apresentador irá usar a buzina para expulsar do palco, na maior bom humor, os que tentarem se exceder. Como JOVENS educadores que vocês são, compreendam, colaborem, para que nosso desafio comum seja vencido!

Nenhum comentário: