O cotidiano escolar é repleto não só de conteúdos, mas de momentos, atividades, acontecimentos e gestos que marcam o processo de ensino-aprendizagem. Com a pressa e a turbulência do “fazer”, é bem comum que tanto educadores quanto alunos acabem não desenvolvendo uma competência que é fundamental para preservar a história desse cotidiano, além de propiciar elementos para uma avaliação processual e constante do desenvolvimento de cada pólo atuador.
REGISTRAR! Eis uma palavrinha que pode ajudar a mudar muita coisa. Desenvolver a cultura cotidiana e criativa do registro, para o professor, ajuda a eliminar a visão pesada que ormalmente temos de relatórios, avaliações e indicadores avaliativos. Para o aluno, quando feito de forma lúdica, incentiva a troca de experiências, o gosto pela pesquisa, o aprimoramento da linguagem. Lembram-se daquela festa organizada por eles em sua escola? Alguém fotografou? Sabe aquela reunião importante, em que foram tomadas decisões para a criação de um Grêmio ou para a escolha de um representante de sala? Alguém anotou o nome de quem estava presente?
E, durante a reunião, muitas coisas importantes foram ditas. Quem se lembra do que foi falado? Quer mais exemplos? Lembra-se daquele trabalho de pesquisa que deu, mesmo, o maior trabalho? Será que eles anotaram não apenas o objeto da pesquisa, mas também as dificuldades, o nome dos livros, os endereços dos sites em que procuraram, quais as pessoas que os ajudaram? Será que eles utilizam uma agenda, um diário de bordo, para anotar os momentos importantes, os desafios enfrentados, as dificuldades e as conquistas? Se não, que tal começar, amanhã, mesmo, a construir com eles esta cultura?
Esta tarefa incentivará as equipes participantes da Gincana a utilizarem uma ferramenta que, atualmente, tem “tudo a ver” com o universo dos alunos e, cada vez mais, também com o de educadores sintonizados com a possibilidade de empregar criativamente a tecnologia a seu favor. Jovens a utilizam, com a maior facilidade, para o registro do seu dia-a-dia, para falar de si mesmos, para intercambiarem com outros os seus sentimentos, para se expressarem e, sim, até pedagogicamente, em atividades escolares. Alguns professores ainda têm resistências à sua utilização.
Em nossa gincana, não cabem pré-conceitos, em profissionais de tamanho gabarito e competência! Por isso, está lançado o desafio:
- Cada equipe deverá produzir e publicar na web um blog. O blog da equipe deverá conter o registro de momentos da Gincana que ocorrerá amanhã, após as oficinas do Seminário Evolução III.
ATENÇÃO:1 - No blog, deverá haver pelo menos duas fotos, registrando algum momento da Gincana.2 - O blog deverá conter a AUTORIA (ponto importante a ser sempre refletido com os alunos, em sala de aula): o nome da equipe e os envolvidos na elaboração.3 - No blog deverá haver a explicação sobre a sua realização – fruto prático da Gincana do Seminário Evolução III. O texto e a forma como esta explicação aparecerá poderá ser a critério da equipe. (Para cada um desse itens acima, em caso de não-cumprimento, a equipe perderá 70 pontos no total da Tarefa. E, claro, caso o blog não esteja publicado, a equipe não marcará os pontos totais)
- Cada equipe deverá produzir e publicar na web um blog. O blog da equipe deverá conter o registro de momentos da Gincana que ocorrerá amanhã, após as oficinas do Seminário Evolução III.
ATENÇÃO:1 - No blog, deverá haver pelo menos duas fotos, registrando algum momento da Gincana.2 - O blog deverá conter a AUTORIA (ponto importante a ser sempre refletido com os alunos, em sala de aula): o nome da equipe e os envolvidos na elaboração.3 - No blog deverá haver a explicação sobre a sua realização – fruto prático da Gincana do Seminário Evolução III. O texto e a forma como esta explicação aparecerá poderá ser a critério da equipe. (Para cada um desse itens acima, em caso de não-cumprimento, a equipe perderá 70 pontos no total da Tarefa. E, claro, caso o blog não esteja publicado, a equipe não marcará os pontos totais)
Valor da tarefa: 350 pontos.
* Os blogs serão conferidos no momento de encerramento da Gincana, no auditório. Um dos líderes de cada equipe deverá fornecer à Organização, no momento de encerramento, o endereço para acesso ao blog, que deverá estar no ar, com todos os elementos solicitados, para a obtenção da pontuação.
* Não haverá escolha de “melhor”. Sabemos que o esforço, a dedicação e o empenho dos professores envolvidos nesta ação serão, sem dúvida, a expressão do que há de melhor em cada um. BOM TRABALHO!
* Uma sugestão para os iniciantes é o site https://www.blogger.com/start Lá, vocês encontram, além de um tutorial bem claro, a possibilidade de publicar gratuitamente o seu blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário