No início de uma Gincana, as equipes ainda não se conhecem totalmente, não se sabe ainda o jeito de cada uma, o perfil de cada ator que estará encenando o grande jogo da convivência. Em analogia ao ambiente educativo, pode-se dizer que os atores sociais, como no início dos trabalhos, a cada ano, empreendem a medição de espaços, traçam estratégias de conhecimento do campo de atuação, reúnem forças para os desafios comuns, definem seus códigos de ética, estabelecem contratos de convivência – explícitos ou implícitos - e vislumbram oportunidades de realizações. Nessa fase, é importantíssimo estabelecer um excelente ambiente inicial.
Trabalhar em equipe é um grande desafio, cada vez mais exigido na escola, no trabalho e no mundo. Diariamente, dizemos isso aos nossos alunos. Agora, é hora de vivenciarmos! Esta tarefa é bem simples: apenas para começar a aquecer as turbinas e incentivar o encontro entre os membros de seu time. Procure os membros de sua equipe (identificados pela mesma cor da fita.) Além das 04 lideranças que terão que escolher, reúnam-se e escolham um SÍMBOLO para o seu grupo. O SÍMBOLO deve ser definidor das características mais marcantes dos seus integrantes durante a nossa minigincana - uma espécie de “grito de paz” visual (*), do qual a equipe deverá ter o maior orgulho em toda a brincadeira.
Amanhã, no auditório, pela manhã, cada uma das equipes subirá ao palco e apresentará os seus dois líderes (que deverão ser eleitos até o horário citado). Por equipe, um dos líderes (ou quaisquer uns deles), então, deverá (ão) mostrar o símbolo - que poderá ser um objeto físico, um desenho, uma pintura, uma palavra ou qualquer outra coisa que a equipe desejar. O símbolo, neste momento, deverá ser defendido verbalmente por um dos líderes da equipe, com direito ao grito de paz, aplausos (claro!!!) e “desfile triunfal” de todos os integrantes.
Vocês serão as estrelas, competentes educadores! E esperamos que se sintam como seus jovens alunos, quando estão à frente de uma ação motivadora! Como na grande noite da entrega do Oscar, O TEMPO MÁXIMO PARA TODA A APRESENTAÇÃO E DEFESA SERÁ DE TRÊS MINUTOS, CRONOMETRADOS! Afinal, vencer as pressões do tempo, na escola, ainda é um grande desafio!
Valor da Tarefa: 200 pontos.
Local e Horário de posicionamento para cumprimento: Auditório, no início dos trabalhos do dia, antes das oficinas.
Local e Horário de posicionamento para cumprimento: Auditório, no início dos trabalhos do dia, antes das oficinas.
(*) Observação: Nos eventos organizados pelo educador Ney Mourão, mesmo quando há a concorrência explícita, tem-se substituído a expressão “grito de guerra” por “grito de paz”. Trata-se de uma postura que resulta em um outro tipo de sentimento e sensações, menos impregnados de conceitos e valores ligados à violência, à guerra, à desarmonia. Gestos que, no ambiente educativo, podem fazer toda a diferença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário