segunda-feira, 2 de março de 2009

Tarefa “Será uma flecha Goytacaz”?


GINCANA EVOLUÇÃO


Em todas as Gincanas organizadas pelo educador Ney Mourão, uma das tarefas que mais mobiliza todos os jovens é o Grande Enigma. Trata-se de uma tarefa onde os gincaneiros são incentivados à pesquisa, à elaboração sistematizada de buscas conceituais, à coleta e comparação de dados, à investigação em fontes e mídias diversificadas (Internet, livros, jornais, revistas, TVs, rádio, especialistas, museus e arquivos). É uma verdadeira maratona, que, habitualmente, tem início um mês antes da Gincana, com as “pistas”, “dicas” e informações sobre o objeto, sendo reveladas uma a uma, ou até mesmo várias a cada dia, pela Internet.

O Grande Enigma mobiliza não apenas os jovens, mas seus amigos, familiares, professores, colegas de escola – todos querendo descobrir o tão cobiçado objeto que, quase sempre, bem simples. Já tivemos a Aspirina, as sandálias havaianas e até mesmo uma batata! Mas todo o arsenal de informações que envolve, por parte dos estudantes, em seu trabalho de pesquisa, é impressionante. Aos educadores que se interessarem, esta é uma metodologia fascinante, para despertar nos jovens o gosto pela pesquisa. Afinal, curiosidade é o que não falta nas novas gerações!

Em nossa Gincana, não teremos, a nosso favor, o tempo, para um Grande Enigma verdadeiro. Mas, que tal um “aperitivo”, uma demonstração do que vocês, intrépidos e corajosos educadores são capazes de descobrir? Está na hora, então, do nosso “pequeno Grande Enigma”. Se sua equipe descobrir, não faça estardalhaço, guarde segredo. Quem sabe ele não poderá, ao final de nossa vivência, mudar todos os rumos dessa Gincana?


Para não haver nenhuma dúvida de que vocês decifraram o “pequeno Grande Enigma”, no momento de posicionamento para cumprimento (no auditório, logo após a Tarefa de homenagem):
- Apresentem O OBJETO, dentro de uma caixa; OU
- Façam, em uma folha de papel, um desenho do objeto E ESCREVAM o nome do objeto (para evitar que a qualidade do desenho possa comprometer a interpretação da Organização quanto à resposta) Eis as pistas para encontrar o objeto:

1. O nome do objeto já foi título de uma canção.
2. Na canção citada acima, o nome do objeto aparece também no terceiro verso.
3. O nome do objeto também está em um outro lugar. Lá, é vizinho de algo que tem um nome de mulher. O que tem um nome de mulher também é conhecido por um nome que tem estreita relação com o nosso objeto, se pensarmos neles como algo com utilidades semelhantes.
4. Pensando na pista acima, estabeleça a mesma relação semântica e pense em algo que queima e você estará ficando mais “quente”.
5. O nome do objeto também pode ser visto, citado perto de uma importante cidade do sudeste e de um estado nordestino em cuja bandeira não aparece a cor verde.
6. Pensem nas UTILIDADES do objeto. Uma delas está relacionada a algo que, em determinado contexto medieval e renascentista, indicava a perfeição do tempo.
7. O nome do objeto aparece, também, em algo cuja história está ligada a um centenário importante, comemorado em 2009.
8. No Dicionário Houaiss, a definição do objeto aparece bem ao lado de um substantivo masculino cujo significado é um valor que pode ser visto como fundamental para o sucesso em uma gincana – e mesmo para o sucesso de uma comunidade educativa!
9. No texto da primeira das definições do Houaiss para o nome do objeto, pode-se ver uma parte do corpo humano e também algo que, em outra definição do Houaiss, dá nome ao ligamento das valvas das conchas de moluscos bivalves, constituído de uma proteína elástica.
10. Para muitos, é símbolo de grande importância.
11. O objeto, em si, é pequeno. Já que “pequeno” é uma definição relativa, fiquem sabendo que, se forem colocá-lo em uma caixa de sapatos, no momento de cumprimento da tarefa, dentro da caixa ainda sobrará bastante espaço. Dentro de uma caixa de sapatos, aliás, caberiam vários exemplares desse objeto.
12. É provável que muitos de vocês tenham ou já tenham tido um exemplar desse objeto.

Valor da Tarefa: 400 pontos.

Horário de posicionamento para cumprimento: no auditório, logo após a tarefa homenagem. Corações, disparem!!! Será que apenas uma equipe poderá descobrir e virar esse jogo? Gincana, como o processo educativo precisa ser assim: emocionante, até o instante final!!

Nenhum comentário: