terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O PRIMEIRO DIA FOI MUUUUUUITO BOM!

O primeiro dia do Seminário Evolução III foi um sucesso!!! Agradecemos a presença e a pontualidade da maioria dos professores. Queremos nos desculpar pelas falhas. No próximo capricharemos mais. Os imprevistos foram saneados e graças a Deus não tiraram o brilho do palestrante Ney Mourão e nem a alegria dos participantes. A cada seminário aprendemos um pouco mais e, como um bebê de três anos, este, já crescidinho, ao mesmo tempo que faz arte e preocupa, traz vida e uma alegria especial aos educadores que dele participam.
A Diretora de Eventos, Cultura e Tecnologia do C. E. Benta Pereira, Professora Káthia Diniz Lessa, com os alunos Paulo Roberto Azevedo, Tiago Ferreira, Brenda Rodrigues e Monalisa Bastos Toledo e o Amigo da Escola, Amaro Neto; iniciaram o evento com maviosa harmonia, sensibilizando a todos com a apresentação É Preciso Amar - repertório de Renato Russo.
Liberamos cerotonina com risos e aprendemos com prazer. Alguém me disse que achamos graça de nós mesmos, como pode isto, achar graça de algo que, de certa forma nos ridiculariza? O Fragmento - De Fuxicos e Retalhos, foi na realidade, para alguns, o dedo na ferida aberta. Doeu. Para outros foi uma lição, uma preciosa reflexão sobre atitude, competência, conhecimento, conteúdo, autoritarismo etc. Não dá pra assistir sem rir, sem pensar, sem refletir. Interessante é que cada um, viu ali representada uma colega, uma professora da infância, mas poucos viram a si mesmos, porque, assumir que sou parecida com aquela professora, significa que eu tenho que sair da minha zona de conforto e me transformar. Ninguém em sã consciência quer ser ridicularizado. Mas mudar???
A aluna Monalisa, do C.E. Benta Pereira, interpretou o Hino Nacional Brasileiro e, logo depois os componentes da mesa fizeram uso da palavra, nesta ordem: A Coordenadora Regional - Professora Marinéa Abude de Cerqueira Martins, fez um discurso de abertura do ano letivo de 2009.
A Coordenadora Distrital do Núcleo de Tecnologia Educacional - Professora Rosangela Moreira Pinheiro - A Coordenadora Distrital do Núcleo de Tecnologia Educacional - Professora Rosangela Moreira Pinheiro - Falou do trabalho da CDTE/DTE, enquanto órgão responsável pelo uso das TICs nas escolas, pela capacitação dos educadores nesta área e pelo funcionamento dos Laboratórios de Informática Educativa das escolas da região. Falou também sobre o PROINFO INTEGRADO, ações e investimentos do MEC e SEEDUC, sobre a importância da inclusão digital e do uso dos Lied pelos professores , juntamente com seus alunos, sobre os cursos ministrados pelo NTE e da importância de um um trabalho integrado junto à coordenadoria CR-04 e Secretárias Municipais de Educação.Também agradeceu ao convite em nome da Coordenadora Estadual de Tecnologia, Prof. Iolanda Franco, e se desculpou, pois infelizmente a mesma não pode estar presente ao evento por estar envolvida com outros compromissos emergenciais.A Diretora do Colégio Estadual Julião Nogueira - Professora Aizê Albernaz de Aquino Monteiro, com muito entusiasmo, falou dos dois temas dos seminários anteriores: "Desembarcamos do trem e embarcamos no avião da história" em 2005 - "Transformando Pedra bruta em diamante que brilha" em 2006 e "Olhares: @educação.comVIDA" em 2009. A Professora Adélia representou a Secretária de Educação Auxiliadora Freitas.
Logo após o lanche o Ney Mourão iniciou a sua conferência e logo após iniciou a gincana com a divisão dos grupos e a distribuição das tarefas.
(Postarei, ainda nesta semana, uma sítese da Conferência do Ney)
Almoçamos no C.E. Julião Nogueira - Parabéns para a equipe de alimentação liderada pela Professora Regina Pacheco. Tudo estava muito saboroso.
Após o almoço os participantes foram para as oficinas. Lamentamos e nos desculpamos pelo impedimento do dinamizador da oficina 05 , e pelo atraso no início da oficina 08. As demais aconteceram normalmente com excelente aproveitamento dos professores.
Amanhã teremos mais. Faça valer a pena! Parafraseando a música das Frenéticas, contamos novamente amanhã com vocês para abrir as asas, soltar as feras, cair na gandaia e entrar na nossa festa. Aproveitem porque O Seminário Evolução IV só acontecerá novamente no ano que vem.

Nenhum comentário: